quinta-feira, 30 de abril de 2009

Marcha da Maconha - 2009


Nas primeiras semanas de maio, milhares de pessoas em todo o mundo sairão às ruas em mais de 300 cidades para lembrar a luta política contra a proibição injusta que tornou ilegal o cultivo de plantas da espécie Cannabis sativa em quase todos os países do mundo.
O Coletivo Marcha da Maconha está apoiando eventos em 13 cidades em todo o país. Os dias 2, 3 e 9 de maio serão marcados com caminhadas em clima de descontração, música, concursos de fantasias, distribuição de material informativo e espaço para manifestações artísticas, performances e outras expressões culturais. Além disso, em diversas cidades ocorrerão também debates, palestras, seminários, exibições de documentários e outros tipos de eventos para discutir diversos aspectos relacionados ao tema, principalmente ligados às leis e políticas públicas sobre drogas.
A Marcha da Maconha Brasil não é um evento de cunho apologético, nem seus organizadores incentivam o uso de maconha ou de qualquer outra substância ilícita. Respeitamos as Leis e a Constituição do país do qual somos cidadãos e procuramos respeitar não só o direito à livre manifestação de idéias e opiniões, mas também os limites legais desse e de outros direitos civis.
O objetivo do Movimento é possibilitar que todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas do país, ajudando a fazer do Brasil um verdadeiro Estado Democrático de Direito. Com essas atividades procuramos tão somente ajudar a fazer com que essas leis e políticas possam ser construídas e aplicadas de forma mais transparente, justa, eficaz e pragmática, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos.
Acreditamos que já é hora de discutir reformas mais concretas nas políticas e leis sobre a planta e seu uso, de forma a incluir os dados científicos mais atuais e contando com uma maior participação da sociedade civil.
Maiores Informações:Coletivo Marcha da Maconha Brasilhttp://www.marchadamaconha.org/contato@marchadamaconha.org+55 (21) 8705-3357+55 (11) 6333-5505

terça-feira, 28 de abril de 2009

Senado aprova fim de taxa de inscrição para vestibular das federais!



Para entrar em vigor, além de passar pelo crivo dos deputados, precisa ser sancionada pelo presidente Lula

Projeto de lei aprovado nesta quinta-feira (23) pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado afirma que alunos que tiverem cursado o ensino médio em escola pública não precisarão mais pagar taxa de inscrição para o vestibular de universidades federais.

Estudantes com renda familiar de até dois salários mínimos também seriam beneficiados. O texto não especifica, porém, como esse rendimento seria comprovado. A proposta, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), tem caráter terminativo, ou seja, segue para a Câmara sem ter que passar pelo plenário do Senado.

Para entrar em vigor, além de passar pelo crivo dos deputados, precisa ser sancionada pelo presidente Lula. A cobrança de taxas de vestibular varia de acordo com cada universidade, mas a maioria delas já oferece algum tipo de isenção segundo critérios socioeconômicos.

Na Unifesp, foram cobrados R$ 100 no ano passado. Na UFABC, R$ 90 para os que optaram pela prova tradicional e o exame foi gratuito aos que se inscreveram somente com a nota do Enem. Ambas as universidades, como outras, têm critérios de isenção.

Para Frei David, representante da Educafro (Educação e Cidadania de Afro descendentes e Carentes), "essa é mais uma batalha vencida, motivo para comemoração solene junto ao presidente Lula", o Frei ainda relembra os mais de 300 mandados de segurança realizados pela Educafro contra universidades do Rio de Janeiro que impossibilitavam a participação de vestibulandos em processos seletivos pelo não pagamento da taxa, um dos principais motivos de exclusão a alunos carentes.

Segundo Lúcia Stumpf, presidente da UNE, "esse projeto de lei se junta a unificação dos vestibulares para dar mais um passo na democratização do acesso, bandeira defendida a muito pela entidade. Essas medidas somam-se para reforçar o plano nacional de assistência estudantil que tende a possibilitar melhores condições de acesso a educação para alunos de baixa renda".

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Jovens são mais afetados pela piora do mercado de trabalho, diz IBGE


A piora do cenário no mercado de trabalho em março afetou, sobretudo, os mais jovens e com escolaridade entre 8 anos e 10 anos de estudos. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a desocupação tem afetado também integrantes do domicílio que não são o chefe da família.
A taxa de desocupação para os jovens entre 16 anos e 24 anos atingiu 21,1% em março, acima dos 18,9% de fevereiro e o maior patamar desde os 21,7% de agosto de 2007.
" É o grupo que mais sofre com a crise, por causa da falta de qualificação e da falta de experiência " , afirmou Cimar Azeredo, gerente da PME.
Azeredo destacou também que aqueles com escolaridade entre 8 anos e 10 anos de estudo - que terminaram o ensino fundamental, mas não concluíram o ensino médio - têm a maior taxa de desocupação, de 11,3% em março, contra 10,3% em fevereiro. O resultado de março para este grupo é o maior desde os 11,6% de abril de 2008.
Já para aqueles com escolaridade superior a 11 anos de estudo, a situação é apenas um pouco melhor, com desocupação na faixa de 9,2% em março, contra 8,6% em fevereiro. Azeredo lembra que é nessa faixa que se encontra o estudante universitário com menos de 24 anos, que procura trabalho, mas sofre com a falta de experiência. Para aqueles com menos de 8 anos de estudo, a taxa de desocupação passou de 7% em fevereiro para 7,1% em março.
" Este grupo encontra emprego no setor informal, com salários menores " , explicou Azeredo.
O técnico do IBGE notou que o mercado de trabalho este ano mostra uma evolução inferior ao que se via nos últimos anos, sobretudo em 2008. Azeredo recordou que, nos últimos anos, a desocupação se mantinha estável ou caía em março, ao passo que a alta para 9% observada em março de 2009 está em linha com o desempenho em 2003 e 2004, quando o país sofria efeitos da crise econômica de 2002.
" Todo processo do mercado de trabalho se dá como um reflexo do cenário econômico. Se o cenário está em crise, vai ter reflexo disso no mercado de trabalho " , ponderou.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Novo Vestibular conquista Adesões!

Ministério da Educação já conquistou a maior parte dos reitores das universidades federais para a ideia de unificar os vestibulares em torno de um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ampliado e melhorado.

.
Depois de dois dias de reuniões em Brasília, os dirigentes já estão praticamente convencidos da necessidade de mudar o processo seletivo, mas ainda levantam três problemas: tempo, segurança e diferenças regionais.

– Não são questões de todos os reitores, mas esses são os problemas que surgiram nos dois dias de conversas – revelou Alvaro Prata, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As diferenças regionais são apontadas como o maior entrave na proposta do MEC e estão na base da resistência de algumas universidades, como as Federais Fluminense, do Rio Grande do Sul e de Goiás.

– Há uma preocupação de que vagas de universidades do interior terminem sendo todas ocupadas por alunos de fora, melhor preparados, especialmente nos cursos mais concorridos. Se pudéssemos oferecer 4 milhões de vagas, isso não seria problema. Mas a universidade federal é pequena – alertou Aloísio Teixeira, reitor da Federal do Rio de Janeiro.

Já Jesualdo Farias, da Federal do Ceará, diz não temer a invasão de estudantes de fora.

– Minha maior preocupação nesse momento é o cronograma. Teremos dificuldades para trabalhar este ano, especialmente se decidirmos manter uma segunda etapa – acrescentou.

Instituições pretendem adotar o sistema já em setembro

Algumas instituições, como a UFRJ, já planejam usar o Enem como uma primeira etapa e fazer uma segunda prova de seleção. Por isso, querem que o teste unificado seja realizado em setembro, um pedido que o ministério ficou de analisar, já que a prova com 200 questões tem um processo de correção demorado.

A questão da segurança da prova também preocupa. Apesar de, até hoje, não ter havido nenhuma violação de segurança em 10 anos de Enem, os reitores lembram que, se houver problemas com a prova em uma cidade, serão cancelados os vestibulares de todo o país, com 3 milhões de candidatos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, assegurou aos reitores que se pode usar, até mesmo a Polícia Federal para segurança, caso necessário.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

UFFS É REALIDADE!!



Em DEZEMBRO tem VESTIBULAR para a FEDERAL
Prepare-se!! !
Após muita luta e participação de vários segmentos da sociedade organizada (movimentos sociais,
estudantes, professores) a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) tornou-se uma realidade. Um dos principais
objetivos é promover o desenvolvimento sócio-econômico da região da Fronteira do Mercosul, que envolve os
Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, integrando um total de 385 municípios. Além disso, nós,
que moramos longe dos grandes centros e capitais, teremos acesso ao ensino superior público e gratuito de
qualidade, até hoje um privilégio de poucos que podiam estudar nesses centros - o mais próximo daqui está a
aproximadamente 500 km de distância. Por isso, temos que valorizar e comemorar essa conquista!!!
Chapecó terá 900 vagas em 2010
No total, serão disponibilizadas 2.160 vagas: 900 em Chapecó, 330 em Cerro Largo (RS), 400 em Erechim (RS),
270 em Realeza (PR) e 260 em Laranjeiras do Sul (PR). A meta é alcançar 10 mil vagas em até quatro anos.
Cursos oferecidos no município de Chapecó - Sede da UFFS:
· Administração (ênfase em pequenos empreendimentos e cooperativismo) - 100 vagas
· Agronomia (ênfase em agroecologia) - 50 vagas
· Ciências da Computação - 100 vagas
· Enfermagem - 40 vagas
· Engenharia Ambiental e Energias Renováveis - 50
· Licenciatura em Humanidades: Filosofia,Histó ria,Geografia e Sociologia - 400 vagas
· Licenciatura em Pedagogia - 100 vagas
· Licenciatura em Português e Espanhol - 60 vagas
Além dos cursos oferecidos em Chapecó, outros estarão disponíveis nos demais Campus: Arquitetura e Urbanismo;
Aquicultura; Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial; Engenharia de Alimentos; Licenciatura em
Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Educação do Campo; Nutrição e Veterinária.
Universidade para todos!!!
A proposta é para que na nossa universidade os/as estudantes de escola pública e baixa renda tenham a
maioria das vagas. É isso mesmo! Queremos garantir que 80% das vagas da Universidade Federal em Chapecó
sejam para quem sempre estudou em escola pública! A UFFS poderá ser a primeira federal do país a garantir essas
vagas. Por isso, prepare-se! O vestibular será realizado em dezembro. E uma das vagas pode ser sua! A
Universidade é de todos e para todos.

Marx Atual?



FRASE DE 1867 - KARL MARX(filosofia)

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprarbens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, atéque se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos àfalência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
Karl Marx, "Das Kapital", 1867(qualquer semelhança não é mera coincidência)

"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles."